Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

O rei que era dono do mundo

Eu adoro ouvir contos! Por isso separei esse hoje pra vocês lerem. Espero que gostem! Até a próxima!
Era uma vez, um Rei muito rico. Ele era tão rico, que suas riquezas eram impossíveis de contar.
Mesmo assim, ele não estava satisfeito, e queria sempre mais e mais. Por isso ele não se importava com nenhuma outra coisa.
Um dia, ele subiu na mais alta torre do seu castelo, olhou para suas terras sem fim, e disse:
- Tenho muito pouco, preciso conseguir mais. Na verdade acho que preciso de todas as terras e riquezas do Mundo!
Então, ele convocou seus exércitos, que eram muitos, e lhes ordenou que conquistassem todas as nações do Mundo, e lhe trouxesse todas as riquezas existentes.
Assim, seus exércitos partiram para cumprir sua missão.
Depois de feito isso, ele disse:
- Agora sim, tenho tudo no Mundo. Na verdade eu tenho o próprio Mundo e também todas as suas riquezas. Nada mais me falta, não preciso de mais nada!
E ele se cobriu com seus tesouros. Estava tão contente que dormiu ali mesmo.
Então um dia, ele viu que não estava mais contente, e pensou:
- Eu já tenho todas as riquezas e terras do Mundo, todas as pessoas são meus servos, e ainda assim sinto que me falta mais alguma coisa!
Assim ele mandou chamar seus sábios, para que descobrissem o que ainda lhe faltava.
E eles disseram:
- A coisa mais importante do Mundo, deve ser a mais difícil de conseguir. Não pode ser conseguida com dinheiro ou poder. Na verdade o senhor já possui essa coisa, e ela lhe foi dada de graça. Mesmo assim ela não pode ser vista ou tocada, e só pode ser vista quando a pessoa a perde.
Depois de ouvir isso, o Rei ficou pensativo, e sem entender o que os sábios queriam dizer com aquilo, afirmou:
- É claro que esta coisa não existe! Qualquer coisa que eu conheço, ou pode ser comprada com meu dinheiro, ou conquistada por meus exércitos.
Apesar de ganancioso, o Rei era um bom governante para o seu povo.
Assim, cismado com as palavras dos Sábios, resolveu por um tempo, desistir de querer saber o que faltava conquistar.
Então um dia, o Rei amanheceu com febre. Estava doente.
Assim, ele mandou chamar os melhores médicos e magos do Mundo, para cuidar de sua doença.
Mas o tempo passava, e ele não melhorava.
Então mandou chamar os sábios para ouvir seus conselhos.
E os sábios disseram:
- Isto Majestade, era a coisa da qual lhe falamos naquele dia. Nós a temos desde o nascimento, e não pode ser vista até o momento que deixa de existir. Essa coisa é nossa SAÚDE. Poucos lhe dão importância, mas, é a coisa mais importante do Mundo, e é IMPOSSÍVEL de se comprar.
Então o Rei compreendeu tudo, e disse:
- Eu com todo o poder e riquezas do Mundo, não fui capaz de conseguir algo tão simples, que era minha saúde. Eu fui um TOLO! De que adiantou tanto poder e riquezas, se não fui capaz de conquistar algo que me foi dado de graça?
E o Rei finalmente ficou curado. Então ele disse:
- Agora sei o que é ficar doente. De hoje em diante, meu povo terá os melhores hospitais, e médicos, e escolas. Minhas terras e riquezas serão de todos.
E ele foi contar a boa nova ao seu povo.
Então ele subiu na torre mais alta do seu castelo, e olhando de cima pensou:
- Como é bonita a paisagem daqui de cima. Eu já subi muitas vezes aqui, e nunca tinha visto que era assim. E pensar que esta beleza sempre existiu. O olhar de felicidade vê coisas maravilhosas. Ter saúde é de fato uma benção.
(Autor: Alberto Filho) 

2 comentários:

  1. Me chamo Luiz e gostei muito desta história, e como incentivo à pintura, leitura e outros aprendizados da minha irmã de sete anos, estamos fazendo um livro de Desenhos e boa parte dos desenhos serão ilustrações de histórias, e eu peguei esta história para imprimir, então ela irá lê-la e ilustrá-la.

    ResponderExcluir