Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Um pouco dos grandes autores

Olá pessoal!


Para o mês de fevereiro, iremos conhecer uma autora que é apaixonada pela leitura, mas também por golfinhos e baleias. O nome dela é Beatriz Bozano Hetzel. 




Beatriz nasceu em 1968, na cidade do Rio de Janeiro. É escritora, bióloga, pesquisadora, ambientalista e fotógrafa. Durante 20 anos pesquisou sobre espécies de golfinhos e baleias pelas baías de Paraty e Ilha Grande. Além de ser autora de livros dedicados ao público infantojuvenil, Beatriz escreveu, para o público adulto, sobre o Museu Nacional e sobre a história do Brasil antes de Pedro Álvares Cabral.

Em 1995, junto com Silva Negreiro (designer), criou uma editora com o objetivo de produzir obras de qualidade literária, informativa e gráfica.
Manati, palavra de origem indígena que significa "gênio da água" ou "sereia", é um dos nomes populares do peixe-boi-marinho e serviu de inspiração para o nome desta editora.

Dentre os prêmios que Bia já recebeu estão o "Prêmio Jabuti de Autor Revelação" (1995), com o livro Rosalina, a pescadora de homens, a menção "White Ravens", da Biblioteca Internacional de Munique, com o livro O porco, além do prêmio "O melhor para a criança da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil" com o livro O dono da verdade.

Em parceria com a equipe casa Azul e o escritor Roger Mello, inventou uma "Bisbilhoteca" no Pouso da Cajaíba, em Paraty. Isso não é demais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário