Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Lançamento do livro "Dudu da Breka"

Fazendo referência a um dos temas da Semana Nacional de Museus, a Biblioteca Rocambole promoveu, na sexta-feira (18/05), o lançamento do livro “Dudu da Breka”, com a presença da autora,  Cláudia Cotes, inclusive.  A história foi inspirada em Eduardo Bertini e trata de deficiência visual. Os alunos da Escola Sesi puderam estar a par das traquinagens do menino e da felicidade com que levava a vida, confirmando o fato de a deficiência não impedir que isso aconteça. A professora Alaíde Guedes relatou brilhantemente a feliz infância de Dudu e sua capacidade de desenvolver outros sentidos. Chegou a mostrar, também, que ele montou uma banda na adolescência. Quando se tornou adulto, resolveu enveredar pelo caminho do ensino do Braille, iniciativa importante para dar aos cegos acesso às letras e à numeração.
Logo depois, a autora respondeu às perguntas dos alunos. Ela pôde esclarecer, entre outras coisas, que o espírito travesso de Eduardo foi o motivo pelo qual decidiu escrever a obra. Além disso, falou sobre seus outros livros e sobre iniciativas interessantes, que dizem respeito à acessibilidade e à leitura. A primeira refere-se ao site Vez da Voz, que promove, por exemplo, o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Possui, também, informações sobre as deficiências, vídeos gratuitos e notícias relevantes a respeito desses assuntos. A segunda retrata a importância da Fundação Educar DPaschoal.  Vale destacar um de seus projetos voltados à educação cidadã - o Leia Comigo!. Ele pretende, desde o ano 2000, produzir e distribuir livros gratuitamente a crianças e adolescentes. Até hoje mais de 30 milhões de exemplares foram doados em todo o Brasil. (Não é impressionante?)
Por último, houve uma sessão de autógrafos dos exemplares adquiridos pelas crianças.
É muito prazeroso perceber que nossa biblioteca tem possibilidade de proporcionar aos pequenos momentos enriquecedores e de importantes aprendizados, como esse.
Aguardemos outros!
Segue o link do site citado e o da fundação, além de fotos do evento.
http://www.vezdavoz.com.br/site/index.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário