Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conhecendo alguns autores - José Saramago

José de Sousa Saramago nasceu em 1922 numa aldeia chamada Azinhaga, que fica ao sul de Portugal. Antes de se dedicar de forma exclusiva à literatura, exerceu atividades de serralheria e mecânica. Realmente ganhou notoriedade quando publicou Memorial do Convento em 1982. Na década de 70, atuou como crítico literário em revistas, trabalhou no Diário de Lisboa e, a partir de 1976, passou a fazer traduções. As décadas seguintes foram bastante produtivas para ele. Publicou, entre outros livros, A jangada de pedra, O Evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a cegueira.
Saramago foi o primeiro autor em Língua Portuguesa (e até agora o único) a receber o Prêmio Nobel de Literatura. O feito, ocorrido em 1998, deve ser motivo de orgulho para quem ama essa língua tão rica e desejosa de valorizações, algo que o escritor promoveu com propriedade.
Vale lembrar, ainda, que escreveu A maior flor do mundo, obra dedicada às crianças e caracterizada por ser uma divertida brincadeira. Vocês, inclusive, podem encontrá-la na Rocambole. Venham conferir!
Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário