Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Conhecendo alguns animais - Lobo-guará

Este animal corre sério risco de extinção, devido às derrubadas das matas, aos atropelamentos e às doenças transmitidas por cães domésticos. Possuem hábitos noturnos. Além disso, alimentam-se principalmente de algumas espécies frutíferas, raízes, roedores e aves.
Apesar de terem um comportamento tranquilo, podem atacar em situações de ameaça. São encontrados na América do Sul, em especial no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Vivem em média 20 anos, podem chegar a 1,20 metros e pesar entre 20 e 25 kg.
Espero que tenham apreciado as informações e observado o quanto o ser humano torna-se principal responsável pelo desaparecimento de tantas espécies de animais, tão importantes para o meio ambiente, como o lobo-guará.
Até logo!  







2 comentários:

  1. o lobo guara nao tem outros nomes populares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele também pode ser chamado de lobo-vermelho, aguará, lobo-de-crina, aguaraçu e jaguaperi.

      Excluir