Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Contação de história e oficina criativa

Esta quarta-feira (23/11) foi muito especial na Biblioteca Rocambole. A professora Alaíde Guedes conduziu a contação do livro “A vida de Zumbi dos Palmares”. Os alunos da Escola Favo de Mel gostaram de conhecer a emocionante história de Francisco, que foi educado por um padre e tornou-se, aos dezenove anos, chefe de uma aldeia em Palmares. A partir daí, resolveu ser chamado de Zumbi e  promoveu diversas revoluções em prol dos escravos. Entretanto foi morto em 20 de novembro de 1695 depois de muito lutar. Por isso, nessa data, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra.
Apesar do sentimento de liberdade que Zumbi possuía, os escravos só foram completamente libertos muitos e muitos anos depois, no dia 13 de maio de 1888, quando minha mãe, a princesa Isabel, assinou a Lei Áurea.
Depois de ouvir a história, os alunos puseram sua criatividade em prática, criando máscaras coloridas e bem enfeitadas (inclusive separamos algumas para vocês verem).
Abaixo estão as fotos desse inesquecível momento.
Até mais!






Um comentário:

  1. Nossos alunos adoraram esses momentos de Contação de História e as Oficinas. Parabenizamos o Museu Imperial, por esse espaço educativo, proporcionando aos alunos de todas as escolas, compreenderem que sala de aula é todo lugar onde se respira conhecimento. Não pode existir lugar mais especial, que esse espaço onde a história está viva. Obrigado a todos os funcionários e educadores do Museu que receberam a Favo de Mel com tanto carinho, enriquecendo nossos alunos com os conhecimentos vivenciados.
    Equipe Favo de Mel.

    ResponderExcluir