Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Hora do conto

No dia 15 de setembro os alunos do Colégio Bom Jesus São José estiveram na Biblioteca Rocambole e participaram da Hora do conto. Ouviram a história “João e o Pé de Feijão”, reescrita por Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.





João vivia com sua mãe numa pobre casa. A única coisa que tinham e que ajudava no sustento da família era uma vaquinha chamada Branquinha. Numa manhã, quando João resolve ordenhar a vaca percebe que o leite secou. Sua mãe resolve então vendê-la e pede que João vá até a cidade. Tudo acontecia muito bem, até o momento em que João conhece um homem misterioso que lhe oferece alguns feijões mágicos em troca da vaca.

Acreditando no homem e que com os feijões mágicos, ele e sua mãe não passariam mais fome, João fez a troca. Mas, sua mãe ficou muito brava com sua atitude e jogou fora os feijões. O que a mãe de João não sabia era que os feijões eram realmente mágicos!

Após a contação da história, os alunos do Colégio Bom Jesus São José participaram de uma oficina criativa em que recriaram o João. Diferente da história, onde a mãe de João joga fora os feijões, os alunos fizeram com que o próprio João plantasse e cuidasse do feijão.











2 comentários:

  1. Gente, esse livro é maravilhoso, tem ilustrações lindas!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Èrika, realmente a ilustração nos encanta. As crianças ficam deslumbradas!

    Abraço.

    ResponderExcluir