Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

353 anos dos Correios



Hoje faz 353 anos que os Correios foram criados!
Essa empresa pública federal é responsável por enviar e entregar correspondências no Brasil.
Antigamente, quando não existia o telefone e a internet, as pessoas enviavam cartas e telegramas para se comunicar e eram os correios que os enviavam, portanto era um dos serviços mais importantes na vida das pessoas.
Hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda utilizam os correios para se comunicar, mas eles continuam sendo muito importantes e úteis. São eles que entregam as contas nas nossas casas e quando precisamos enviar documentos ou objetos para alguém que mora em outra cidade ou país, são eles que fazem a entrega.


Vamos brincar?
Escreva uma carta ou faça um desenho bem bonito para um amigo ou alguém de sua família.
Coloque em um envelope, escreva o endereço da casa de quem você vai enviar e peça para seu responsável levar aos correios ou que coloque na caixinha de cartas dessa pessoa.
Não esqueça de pedir na cartinha para te responderem!

2 comentários:

  1. Bem interessante! Essa é uma das instituições mais antigas do país.
    Uma outra curiosidade é que o Brasil foi o segundo país do mundo a adotar a ideia do uso do selo postal. Essa novidade ocorreu por aqui em 1º de agosto de 1843, no governo imperial de d. Pedro II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! E o primeiro selo do Brasil recebeu o nome de Olho de Boi! Um abraço!

      Excluir