Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Lançamento do livro "Bichano o gato xadrez"

Olá, pessoal!
Muita diversão marcou o lançamento do livro "Bichano o gato xadrez" nesta quinta-feira (19/04) na Sala Multimídia do Museu. O evento contou com a ilustre presença da autora – Maria Elizabeth Labouriau – e da ilustradora – Elizabeth Lafayette. Alunos do Colégio Ipiranga Ambiental e da Escola Favo de Mel assistiram à contação dramatizada da obra, muito bem conduzida pela professora Alaíde Guedes. Dessa forma, puderam conhecer melhor um enredo tão especial e emocionante (até para mim, um verdadeiro defensor dos ideais caninos).
Em seguida, as crianças fizeram perguntas a Maria Elizabeth e descobriram, entre outras coisas, que o fato de ter medo de gato não impediu que ele fosse protagonista da história, sempre contada a seus filhos. Além disso, aprenderam que o aspecto emotivo é bastante importante para a construção de histórias, uma grande dica àqueles que desejam enveredar pelo caminho literário. A ilustradora também revelou informações interessantes, entre as quais estão o processo de confecção dos desenhos e a necessidade de que eles representem com bastante fidelidade o conteúdo da narrativa e o desejo de quem a escreve. Seu trabalho deve ser feito, portanto, em parceria com o escritor.
No fim, foi organizada uma sessão de autógrafos de exemplares adquiridos pela turma.
Esperamos que momentos enriquecedores como esse sempre aconteçam, contribuindo satisfatoriamente para que os pequenos, sobretudo, envolvam-se com a literatura, que a todo momento precisa ser exaltada.
Vejam algumas fotos desse momento!
Até mais!










Nenhum comentário:

Postar um comentário