Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conhecendo alguns autores - Ruth Rocha

Nascida em 1931, na cidade de São Paulo, Ruth Rocha teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis. Esteve em contato com os conflitos e o dia a dia das crianças quando trabalhou por quinze anos como orientadora educacional do Colégio Rio Branco, em São Paulo. Começou a escrever artigos sobre educação para a revista Claudia em 1967. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, na qual foram publicadas suas primeiras histórias, a partir do ano de 1969. Nessa editora, exerceu os cargos de diretora, editora e redatora.
Seu primeiro livro – “Palavras e muitas palavras” – foi publicado em 1976. Desde então, a autora já conta com mais de 130 títulos, entre livros de ficção, didáticos e um dicionário. Teve grande influência de Monteiro Lobato, pelo humor e interesse em tratar de problemas sociais e políticos.
Esse é um dos grandes nomes de nossa literatura; deve, portanto, receber todo tipo de elogio e ser lembrada sempre. Inclusive, aqui em nossa biblioteca podem ser encontrados alguns livros de Ruth Rocha, como “Bom dia, todas as cores!” e “O que os olhos não veem”.
Boa leitura!
Tchau.



Um comentário:

  1. adorei o livro,é muito bom ler e trabalhar com os alunos,este livro peguei em prestado d uma colega e gostaria de ter ums deste livro.

    ResponderExcluir