Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos ao Blog da Biblioteca Infantil do Museu Imperial: a ROCAMBOLE! Estou muito alegre e orgulhoso em apresentar para vocês este espaço cheio de novidades. Meu nome é Rocambole, o mesmo do meu bisavô, um importante cachorro que viveu bem antigamente. Sabem por quê? Já conto! Meu bisavô Rocambole foi cachorro de estimação da princesa Isabel e com ela viveu bons e animados momentos. Nas histórias de minha família se conta que o que ele mais gostava era ouvir a princesa tocar piano e ficar ao seu lado enquanto ela lia. E como a princesa gostava de ler! Lia tanto que até meu bisavô passou a admirar as histórias dos livros dela.

Como meu bisavô, eu também gosto muito de ouvir histórias. Com elas posso conhecer vários lugares, animais e pessoas diferentes, aprender coisas novas, me divertir... Quando leio ou ouço uma história é como se eu estivesse fazendo uma interessante viagem. E é por isso que estou aqui para apresentar este Blog a vocês e convidá-los a participar das atividades da Biblioteca Rocambole, lugar onde todos também poderão fazer “viagens” encantadoras. Neste espaço vocês ficarão por dentro da programação da Rocambole, terão dicas de livros e autores interessantes, poderão trazer sugestões para a nossa Biblioteca, entre muitas outras atividades. Estarei sempre por aqui para contar as novidades da Rocambole e espero encontrar todos vocês muitas e muitas vezes.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Conhecendo alguns animais


Vocês já ouviram falar na onça pintada?
A onça pintada é uma espécie carnívora, que se alimenta, principalmente, de capivaras, coelhos, antas e outros mamíferos. Come também peixes. Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Está presente em matas e florestas do Brasil. Pesa aproximadamente 100 kg e vive aproximadamente 12 anos em seu habitat natural.
Vocês podem encontrar em nosso acervo duas obras que fazem referência à onça: “O jogo da onça” de Maurício Lima e Antônio Barreto, que trata do primeiro jogo de que se tem conhecimento no país e criado antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses; e “Amigos da onça” de Ernani Ssó, que reúne onze histórias do folclore popular, cuja protagonista é a onça. Ela se julga mais esperta do que os outros animais, mas não consegue ser tão rápida no raciocínio.
Venham conferir!



Um comentário:

  1. rocanbole como eu faço pra ir ai jogar esse jogo da oncinha?

    ResponderExcluir